Que tipos de painéis solares existem?   

que_tipos_de_paineis_solares_existem

O desenvolvimento da tecnologia deu origem a diferentes tipos de painéis solares, sendo alguns mais comuns do que outros e apresentando vantagens e desvantagens. Neste artigo convidamo-lo a conhecê-los um pouco melhor.

Os diferentes tipos de painéis solares

1) Painéis monocristalinos

Dos diferentes tipos de painéis solares, os monocristalinos são os que apresentam os maiores coeficientes de eficiência energética. Contudo – entre os tipos de painéis mais utilizados – são os que implicam custos de produção mais elevados por integrarem cristais de maiores dimensões e por terem diamantes na lista de componentes.

2) Policristalinos

Não obstante terem um menor coeficiente energético do que os monocristalinos são os painéis solares mais utilizados por terem um custo de produção bastante inferior graças aos cristais mais pequenos e ao facto de usarem cobre e ferro que são componentes mais económicos.

3) Bifaciais

Tal como o nome indica, estes painéis usam duas faces de células na produção de energia. Uma das faces fica exposta diretamente ao sol e a outra usa indiretamente a radiação refletida no local onde o painel está instalado.

4) Painéis Thin-film

Os painéis thin-film, ou seja, de filme fino, não são tão comuns como os anteriores pois apresentam algumas desvantagens importantes, nomeadamente:

a) Eficiência energética

Apresentam uma baixa eficiência energética em relação aos outros tipos de painéis solares, chegando mesmo a ter metade da eficiência dos painéis monocristalinos ou policristalinos.

b) Durabilidade

Têm uma durabilidade bastante inferior quando comparada com os painéis de silício já que duram entre 10 e 15 anos enquanto que os outros chegam aos 25 anos de vida útil.

c) Custos de instalação

Os painéis thin-film apresentam custos de instalação mais elevados do que os restantes tipos de painéis solares.

d) Ambiente

Por integrarem componentes químicos na sua composição não são tão amigos do ambiente.

Contudo, os painéis thin-film são mais facilmente incorporados em diferentes tipos de materiais como telhas, vidro ou alvenaria, por causa da sua espessura mais fina.

Venha visitar-nos e descubra os tipos de painéis solares que temos à sua disposição.