Bombas de Calor

Aquecimento Central e Águas Sanitárias

Bomba de calor
Bombas de calor

Na Galrão Renováveis comercializamos, instalamos e fazemos a manutenção de bombas de calor destinadas à climatização e águas quentes sanitárias.

Trabalhamos com as melhores marcas do mercado para lhe conseguirmos apresentar a solução financeira e técnica que melhor corresponde às suas necessidades.

Como funcionam as bombas de calor

De uma forma muito resumida, podemos dizer que as bombas de calor têm um mecanismo que funciona de forma inversa aos frigoríficos.

Em vez de transferir calor do interior para o exterior, como acontece com os frigoríficos, as bombas de calor extraem o calor do meio envolvente, seja de lençóis freáticos, do solo ou do ar, transferindo-o para outro meio.

Este processo ocorre em quatro etapas: a evaporação, a compressão, a condensação e a expansão.

As etapas de funcionamento das bombas de calor

Evaporação

Por causa da baixa temperatura do fluido na bomba de calor, o fluido frigorífico capta a energia térmica do ambiente. Ao fazê-lo, a baixa temperatura de evaporação do fluído provoca a mudança para a fase gasosa.

Compressão

O gás que resulta da fase de evaporação é comprimido no compressor. Ao serem submetidas a uma elevada pressão num espaço fechado, as moléculas do gás são friccionadas umas contra as outras, dando origem a temperaturas elevadas que vão ser usadas no circuito de aquecimento da bomba de calor.

Condensação

O calor do gás quente obtido anteriormente é transferido para o sistema de aquecimento, levando à condensação do fluido frigorífico e à sua passagem ao estado líquido.

Expansão

A válcula de expansão existente no sistema diminui bruscamente a pressão gerada na segunda etapa, permitindo que o fluido frigorífico possa novamente absorver o calor do meio envolvente, reiniciando todo o processo que é cíclico.

Bomba de calor
Bomba de Calor Sanitária, Bomba de Calor climatização reversível, Bomba de Calor climatização

As vantagens do aquecimento por bomba de calor

São diversos os benefícios de optar por esta solução de climatização.

  • As bombas de calor alimentam-se de fontes de energia naturais e inesgotáveis
  • Não produzem emissões poluentes, reduzindo a pegada ecológica
  • Elevada taxa de eficiência já que retiram até 75% da energia do ambiente, usando apenas 25% de energia elétrica
  • Equipamentos versáteis que podem ser usados para aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias
  • As bombas de calor apresentam uma tecnologia de ponta, que requer baixa manutenção e têm um longo período de vida útil.

As bombas de calor e o arrefecimento

Pode parecer uma contradição mas as bombas de calor podem cumprir a função de arrefecimento. E existem duas formas de o conseguir.

Arrefecimento “natural” ou passivo

Neste caso, a bomba do circuito primário é acionada, ficando o compressor desligado. A água com anti-congelante é conduzida ao permutador onde entra em contacto com a água de aquecimento que se encontra à temperatura do espaço a climatizar.

No permutador, as temperaturas dos dois circuitos uniformizam-se e a água arrefecida entra no circuito de aquecimento, baixando a temperatura do espaço.

Arrefecimento ativo

É possível fazer este tipo de arrefecimento através da inversão do ciclo de aquecimento. Neste caso, o calor extraído é transterido para o solo através do compressor. Na função de arrefecimento, o condensador atua como evaporador, transferindo o calor do espaço para o fluido.

Na sua fase gasosa, o fluido passa pelo condensador e, em seguida, para o permutador de calor que passa o calor para o solo.

Bomba de Calor
Display de bomba de calor reversivel

O arrefecimento ativo é mais eficaz do que o passivo mas, em contrapartida gasta mais energia.

Para mais Informações: