Os painéis solares valem a pena no Inverno?

os_paineis_solares_valem_a_pena_no_inverno

É verdade que ainda estamos em pleno verão, a gozar de dias quentes e cheios de sol; contudo, decidimos convidá-lo a olhar um pouco mais à frente para para os dias outonais e invernosos que, não tarda, estão à porta. Porquê? Para esclarecer as suas eventuais dúvidas sobre como os painéis solares o podem ajudar a reduzir a conta da eletricidade nestas estações do ano mais frias, chuvosas e menos soalheiras.

Mas os painéis solares valem a pena no inverno?

Os dias mais curtos e pouco soalheiros do outono e do inverno fazem com que surjam dúvidas sobre e eficiência dos painéis solares durante estas estações do ano, levando a que, muitas vezes, a sua instalação seja adiada para a primavera. Mas será que esta é a melhor opção? Nem por isso.

Na verdade, é no inverno que o consumo de energia é mais elevado, seja porque há menos horas de luz natural, seja porque recorremos mais ao aquecimento para enfrentar as baixas temperaturas. Ora, mais consumo equivale a uma fatura mais elevada. E é aqui que os painéis solares podem ser valiosos aliados.

A eficiência dos painéis solares no inverno

Numa primeira abordagem, é normal pensarmos que os dias chuvosos e sem sol fazem com que os painéis solares não consigam produzir energia. Contudo, tal não é verdade pois os painéis solares produzem sempre energia, uma vez que dependem da existência de radiação e não do calor. Ora, a radiação existe em todas as estações do ano.

Curiosamente, até pode acontecer o inverso e o frio pode potenciar a produção de energia, já que a tecnologia fotovoltaica é mais eficaz na conversão quando os painéis estão mais frios.

O segredo para o sucesso é ser criterioso na escolha do local para a colocação dos painéis solares, de modo a potenciar ao máximo a captação da luz solar.

Existem ainda outras questões que deve acautelar para conseguir os resultados pretendidos, nomeadamente:

– Garantir que não existem elementos como ramos ou folhas de árvores a taparem os painéis;

– Assegurar que os painéis estão sempre limpos, especialmente após de uns dias seguidos de chuva intensa. Lembre-se de a chuva traz consigo pó e detritos que se podem acumular nos painéis, reduzindo a sua eficiência.

– Contratar um técnico especializado para efetuar a manutenção de todos os componentes do sistema fotovoltaico, garantindo que todas as peças estão a funcionar em pleno.

Potenciar a autonomia

Em todas as estações do ano, o recurso a baterias capazes de armazenarem a energia produzida e não consumida é uma solução inteligente para reforçar a autonomia em relação à rede pública, ajudando muito na redução dos custos com eletricidade.

Porém, tendo em conta que as baterias implicam um investimento maior, convém perceber se o retorno compensa no seu caso concreto.

Na Galrão Renováveis estamos à disposição para o ajudar a escolher a melhor opção para si, seja verão ou inverno, faça chuva ou faça sol. Só tem de nos contactar.