Onde é usada a energia solar

onde_e_usada_a_energia_solar

As aplicações da energia solar

Numa altura em que a aposta nas energias renováveis é vital tanto por questões ambientais como económicas, o sol apresenta-se como um enorme aliado. Mas, afinal, como podemos tirar partido da luz solar?

Onde é usada a energia solar?

A energia solar é aplicada em três áreas distintas: na geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos, no aquecimento de águas através de sistemas térmicos e no âmbito da arquitetura bioclimática, visando a otimização do aproveitamento da luz.

a) Energia Solar Fotovoltaica  

A energia solar fotovoltaica é uma alternativa sustentável aos sistemas convencionais de produção de energia elétrica, contribuindo para proteger o meio ambiente. Além disso, permite uma diminuição considerável na fatura da eletricidade, especialmente quando o sistema incorpora baterias de armazenamento de energia.

O aproveitamento da luz solar para a produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos traz inúmeros benefícios tanto a entidades públicas e privadas como ao cidadão comum, uma vez que pode ter aplicações domésticas, empresariais e até mesmo ao nível estatal.

Seja para gerar eletricidade para uma casa, para uma empresa ou até para iluminação pública, são diversas as soluções de baixa manutenção e com prazos alargados de vida útil existentes no mercado. Na Galrão Renováveis fornecemos todo o apoio para o ajudar a escolher a melhor opção para o seu caso.

b) Energia Solar Térmica

A energia solar térmica é uma excelente opção para o aquecimento de águas residuais, ajudando a diminuir os custos de gás e de eletricidade que tanto pesam nas despesas mensais das famílias e das empresas. Também nesta área, a Galrão Renováveis pode ajudar e ser o parceiro certo para lhe proporcionar a solução mais adequada às suas necessidades.

c) Arquitetura Bioclimática

Os projetos feitos de acordo com o conceito da arquitetura bioclimática são sustentáveis e visam utilizar ao máximo recursos naturais renováveis. Para tal, são levados em consideração os mais diversos fatores como por exemplo a localização, a exposição solar, a exposição ao vento, o recurso a sistemas de sombreamento e à plantação de árvores. Pela nossa parte, em relação a esta área, apenas podemos aplaudir todos os esforços que sejam feitos para cuidar do nosso planeta.