Dicas para poupar gás

dicas_para_poupar_gas

Poupar é uma palavra que está na ordem do dia quer por questões financeiras quer por questões ambientais. A Galrão Renováveis associa-se a este movimento para a poupança e deixa-lhe aqui mais algumas sugestões para que possa reduzir as suas despesas mensais e, ao mesmo tempo, proteger o nosso planeta. Desta vez o foco está no gás.

10 dicas para poupar gás

1. Ao cozinhar

a) Controlar o lume do fogão

Verifique se a cor da chama é predominantemente azul, pois se for amarela ou alaranjada é sinal de que pode haver alguma obstrução à passagem do ar ou do gás. Se tal acontecer, é provável que esteja a ser queimado mais gás do que o necessário. Além disso, a segurança do seu lar pode estar em causa.

b) Do lume forte ao lume brando

Na maior parte dos casos – excepto quando a receita assim o exige – cozinhar em lume brando é sempre uma boa opção, uma vez que os alimentos são cozinhados de uma forma mais uniforme, preservando os seus sabores.

Assim sendo, tenha em atenção a intensidade do lume, reduzindo-o sempre que possível e, se possível, apagando-o um pouco antes do final da cozedura.

Convém também não usar demasiada água para a cozedura dos alimentos o que iria levar a maior tempo de confeção e, por conseguinte, a um maior consumo de gás.

c) Uso consciente do forno

Além de deliciosas, as receitas no forno são excelentes opções para preparar marmitas, permitindo o seu aproveitamento para mais do que uma refeição. Assim, está a reduzir o número de refeições que tem de cozinhar por semana.

Se o seu forno for de uma boa dimensão pode ainda apostar na confeção de vários alimentos ao mesmo tempo, usando mais do que um tabuleiro.

Porém, há que ter alguma paciência durante o tempo de assadura, evitando abrir demasiadas vezes a porta do forno para não desperdiçar energia.

d) Aliados na cozinha

Se puder, aposte numa panela de pressão, num robot de cozinha tipo Yammi ou Bimby e numa Air-Fryer.

Se as duas últimas sugestões nem sequer recorrem ao gás, a panela de pressão permite-lhe cozinhar com maior rapidez e pressão, ajudando reduzir o consumo de gás.

2. Ao aquecer água

a) No banho

Optar por um duche rápido em detrimento de um banho de banheira é sempre a melhor opção para poupar não só gás como também eletricidade e água.

Porém, é importante não se esquecer de desligar a água quando aplica o champô, o amaciador e o gel de banho.  

b) Na cozinha

Se for possível, ou seja, se a louça a lavar não estiver muito suja ou gordurosa, use água tépida em vez de água muito quente. Além de poupar gás está ainda a proteger as suas mãos.

c) Ao usar o esquentador

Torne o esquentador num dos seus melhores amigos no esforço para poupar gás. Como? Muito simples: baixe a temperatura da água diretamente no esquentador, evitando misturar água fria na água quente ao tomar banho.  

3. Ao aquecer a casa

a) Isolar, isolar, isolar

Nada como um bom isolamento térmico para diminuir a necessidade de aquecer um espaço. Assim, aconselhamos a que invista não só em portas e janelas eficientes como também num piso laminado que dê mais garantias de maior conforto e isolamento.

b) Ao usar o aquecedor

Por melhor que seja o isolamento térmico, há sempre alturas em que o frio se impõe e temos a necessidade de nos aquecermos. O melhor conselho é que recorra ao aquecedor apenas quando não há qualquer outra solução de aquecimento. Afinal, uma bela mantinha nas pernas sabe sempre bem, não concorda?

5. Mais vale prevenir

Para garantir que os seus equipamentos estão a funcionar da forma mais eficiente nada como efetuar as manutenções recomendadas pelo fabricante. É claro que estas manutenções devem ser feitas por técnicos qualificados para que tudo corra na perfeição.

Esperamos que tire partido destas dicas para poupar gás de modo a conseguir reduzir as suas despesas mensais e, em simultâneo, cuidar do meio ambiente.