Redução da taxa de IVA dos painéis solares

Redução da taxa de IVA dos painéis solares

Desde 1 de julho que a taxa de IVA dos painéis solares passou dos 23% para os 6%. Esta é uma oportunidade de ouro para que possa seguir o caminho da transição para uma energia mais verde na sua casa ou empresa.

Se a transição energética já era um dos pilares da estratégia europeia 2030 que suporta o Plano de Recuperação e Resiliência, a guerra na Ucrânia veio acentuar ainda mais a necessidade da Europa encontrar fontes de energia alternativa, apostando em opções mais sustentáveis.

O PRR e a redução da taxa de IVA dos painéis solares

O Plano de Recuperação e Resiliência, que tem por objetivo impulsionar a retoma e o crescimento económico depois dos anos de estagnação por causa da pandemia, assenta em conceitos de sustentabilidade, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Na verdade, o PPR divide-se em três áreas fundamentais: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.

Para a área da Transição Climática, onde se insere a redução fiscal para os painéis solares, estão contemplados 3.059 milhões de euros destinados ao investimento em eficiência energética e à produção de energia proveniente de fontes renováveis em regime de autoconsumo.

Tendo em conta estas preocupações, o PRR contempla várias medidas que visam ajudar as famílias e as empresas a optarem pelas energias alternativas, sendo a redução da taxa de IVA dos painéis solares de 23% para 6% uma das principais, uma vez que permite uma poupança de 17% no custo final da aquisição dos equipamentos em relação ao passado.

Esta redução fiscal relativa à aquisição dos painéis solares apenas entrou em vigor no dia 1 de julho pois esteve a aguardar a aprovação do novo Orçamento do Estado para 2022 que ficou pendente devido ao fim prematuro da legislatura anterior que levou às eleições antecipadas.

Na Galrão Renováveis estamos à sua disposição para lhe prestar todos os esclarecimentos de que necessite para poder aproveitar esta benesse fiscal, escolhendo os painéis solares que melhor se adequem às suas necessidades. Contacte-nos e descubra o que temos para si.