6 dicas a ter EM conta antes de comprar painéis fotovoltaicos

Posted on

Antes de escolher o sistema de painéis fotovoltaicos que melhor responde às suas necessidades, há alguns aspetos que deve ter em consideração.

O que deve ponderar antes de escolher o sistema de painéis fotovoltaicos ideal

1) Funcionalidade

A funcionalidade de um painel solar fotovoltaico diz respeito à percentagem de energia solar que atinge a superfície do painel, área onde se dá a transformação em energia elétrica.

O grau de funcionalidade é avaliado consoante o número de Watts/m2 que o painel gera, sendo que quantos mais Watts/m2 são gerados, maior é a funcionalidade.

Painéis com maior funcionalidade são mais duráveis e mais eficientes.

2) Variação da Potência

Deve avaliar este fator antes de comprar painéis fotovoltaicos pois está ligado à quantidade de energia que o equipamento vai gerar.

Na verdade, a variação da potência corresponde à energia real produzida pela placa de energia fotovoltaica. Por norma, este valor está indicado na ficha técnica do painel, assim como a variação por tolerância. Se tomarmos como exemplo um painel de 165W com uma tolerância de +/- 5%, podemos afirmar que a energia produzida irá variar entre os 156.75W e os 173.25W.

Existem equipamentos que apresentam a chamada garantia de “tolerância positiva”, ou seja, garantem o valor de produção de energia indicado. No caso de um painel de 200W com uma tolerância de +5% e de -0%, a energia produzida irá variar entre os 200W, no mínimo, e os 210W, no máximo.

3) Coeficiente de temperatura

O coeficiente de temperatura indica o modo como o painel fotovoltaico gere as temperaturas acima dos 25ºC, uma vez estas podem diminuir o seu desempenho. As unidades do coeficiente são indicadas em % e podemos afirmar que um valor acima dos 0,6% corresponde a um painel de baixa qualidade e que um painel de excelência apresenta valores entre os 0,45% e os 0,3%.

Não se esqueça de que para gerar energia precisamos de sol mas não calor em demasia.

4) Qualidade do equipamento

A qualidade dos componentes do equipamento é fundamental para a escolha do painel a adquirir. Lembre-se de quanto melhor for o equipamento, mais durável e eficiente ele também é.

Assim, aconselhamos a que verifique elementos como:

4.1. A moldura (quadro de alumínio)

Prefira molduras aparafusadas ou soldadas em detrimento das coladas pois estas, ao longo do tempo, podem soltar-se com o calor ou com a humidade.

4.2. Camada interior ou backsheet

A backsheet é uma folha de plástico, colada na parte traseira do painel, que protege as células fotovoltaicas. Confirme que esta não apresentar quaisquer bolhas de ar para não correr o risco de se descolar facilmente.

4.3. Diodos Bypass

Essenciais nos painéis mono ou multi cristalinos, os diodos Bypass são elementos aplicados em cada célula fotovoltaica para evitar que uma célula trabalhe por duas, dissipando potencias de tal forma elevadas que danifiquem o sistema. Além disso, estes elementos evitam uma queda da potência efetiva.

Em resumo, se a ausência de diodos Bypass pode fazer com que a produção de todo o painel seja impactada pelo facto de uma pequena parte estar à sombra.

5) Fornecedor, instalador e garantias

Estes são dos fatores mais importantes a ter em conta antes de comprar painéis fotovoltaicos.

Por forma a assegurar a maior rentabilidade possível do seu investimento, deve optar por marcas de equipamento reconhecidas pelo mercado e por instaladores fiáveis e profissionais, capazes não só de instalar o sistema de acordo com todos os requisitos técnicos exigidos como também prestar assistência técnica e manutenção sempre que necessário.

Além disso, é importante que lhe seja entregue uma garantia que cubra eventuais problemas que possam surgir com os seus painéis fotovoltaicos.

6) Preço

Sabemos que o preço é sempre uma componente analisada antes de comprar painéis fotovoltaicos.

De acordo com a sabedoria popular, o barato costuma sair caro e, como tal, não o aconselhamos a escolher um sistema apenas pelo seu custo mas sim com base na relação preço / watts de potência gerados.

Esperamos que estas 6 dicas que deve ter em atenção antes de comprar painéis fotovoltaicos que aqui lhe deixamos o ajudem na tomada de decisão. Contudo, se precisar de mais algum esclarecimento, na Galrão Renováveis teremos todo o gosto em o ajudar, basta contactar-nos.