4 Tipos de ar condicionado comercial ou industrial

As instalações de ar condicionado para estabelecimentos comerciais ou industriais são, na maior parte dos casos, diferentes dos sistemas de ar condicionado para residências.

Sistemas de ar condicionado comercial ou industrial mais comuns

Dependendo de uma série de condicionantes, como por exemplo a dimensão das instalações e a atividade da empresa, existem no mercado diferentes soluções de ar condicionado para espaços comerciais ou industriais. Eis os mais relevantes:

1) Split industrial

Este modelo é bastante utilizado em estabelecimentos comerciais por ser de fácil instalação, ter um custo relativamente económico e uma manutenção simples. É um equipamento com capacidade para climatizar uma única divisão.

2) Split Cassete Industrial

É uma das soluções de ar condicionado comercial ou industrial mais adequadas para pequenas lojas com elevada rotatividade de público como por exemplo lojas de roupa ou padarias. Além disso, tem capacidade para refrigerar espaços de alguma dimensão.

Tem como principais vantagens a simples instalação, uma vez que o equipamento fica instalado no teto, e o baixo custo de aquisição. Em contrapartida, é um equipamento que requer manutenções frequentes e, se não for bem instalado, pode ser algo ruidoso.

3) Centrais de ar condicionado

São equipamentos especialmente eficazes em ambientes de grandes dimensões, sendo também adequados para climatizar vários espaços em simultâneo. São bastante utilizados em centros comerciais ou hipermercados.

Como vantagens podemos mencionar o facto de ser esteticamente mais discretos, adaptando-se a locais mais exigentes em termos decorativos. Além disso, permitem uma boa estabilidade térmica e manutenções espaçadas.

Como pontos mais negativos há a mencionar os custos de aquisição e de manutenção muito ligados à necessidade de ocultação dos tubos de refrigeração.

4) Equipamentos Roof Top

São sistemas extremamente simples de instalar que se adequam especialmente a espaços comerciais e industriais de grandes dimensões e com poucas paredes. Por ser um equipamento bastante robusto, pode ser instalado no exterior.

Caso necessite de um sistema de ar condicionado para um espaço comercial ou instalação industrial,  teremos todo o gosto em o ajudar a escolher o sistema que melhor se adeque ao seu caso em concreto. Fale connosco!