Cuidados a ter com a instalação e a manutenção de placas fotovoltaicas

Seja por razões de sustentabilidade e proteção do ambiente seja pela poupança que se obtém na fatura da eletricidade, há cada vez mais procura por energias renováveis, nomeadamente por placas fotovoltaicas.

Na verdade, as poupanças a nível financeiro e a nível ambiental são indiscutíveis mas para que tal aconteça há que ter cuidados não só aquando da instalação dos painéis como também no pós instalação, com manutenções periódicas levadas a cabo por especialistas.

Alguns cuidados a ter com a instalação das placas fotovoltaicas  

O primeiro passo para conseguir ter um sistema fotovoltaico eficiente é o dimensionamento do mesmo. Ou seja, antes de instalar qualquer placa, há que realizar um estudo dos hábitos de consumo energético ligados ao edifício, seja ele empresarial ou residencial. Só assim é possível estimar não só o número de placas fotovoltaicas como também o retorno que se pode obter.

Depois do dimensionamento, há que verificar se a estrutura onde as placas fotovoltaicas vão ser instaladas tem capacidade para suportar o peso, por forma a evitar eventuais riscos de desabamento.

No momento da instalação deve-se garantir que as placas fotovoltaicas são colocadas no ângulo correto e que permita o maior aproveitamento possível da luz solar.

Após a instalação, convém ser feita uma vistoria que confirme a fiabilidade e a qualidade da instalação.

Cuidados a ter com a manutenção das placas fotovoltaicas  

As placas fotovoltaicas têm, em média, um período de vida útil de 25 anos, desde que haja uma manutenção periódica que assegure o seu funcionamento.

Para que tal aconteça e as placas continuem a gerar bons níveis de energia, estas manutenções devem ser levadas a cabo por técnicos certificados que verifiquem cuidadosamente todos os componentes e que consigam identificar eventuais fatores que impeçam o funcionamento ótimo do sistema.

Na Galrão Renováveis dispomos de equipas especializadas e certificadas na instalação e na manutenção de painéis fotovoltaicos, assegurando o seu perfeito desempenho.

Caso pretenda implementar um destes sistemas em sua casa ou empresa, teremos todo o gosto em o ajudar, basta contactarnos.

Manutenção de painéis solares fotovoltaicos