Bombas de calor – uma opção sustentável

Sabia que é possível ter um sistema de aquecimento de águas sanitárias e de climatização eficiente e que ainda contribui para a descarbonização e consequente proteção ambiental?

Bombas de calor – uma opção eficiente e sustentável

As bombas de calor são um sistema de aquecimento de águas sanitárias e de climatização apropriado tanto para residências como para espaços comerciais ou industriais e que apresenta um elevado grau de eficiência energética.

O facto de retirarem do ar ambiente o calor que precisam para aquecer a água faz com que sejam altamente eficientes em comparação com outros equipamentos como esquentadores e termoacumuladores.

Graças à sua eficiência, as bombas de calor permitem uma poupança de custos com o consumo de energia e desempenham um papel fundamental na descarbonização e na proteção do meio ambiente.

O caminho da descarbonização

De acordo com o estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, a Europa tem como meta ser o primeiro continente neutro em termos de emissões de dióxido de carbono até 2050.

Se pensarmos que o parque imobiliário europeu é responsável por quase 32% de todas as emissões de CO2 dentro da UE e que quase metade do consumo de energia final é usado para climatização, não é difícil percebermos que é vital apostarmos em soluções de baixo nível de carbono.

As bombas de calor e a descarbonização

1) Tecnologia de aquecimento com baixo nível de emissões de CO2

Por cada kWh de calos necessário, o impacto carbónico de uma bomba de calor é cerca de metade do impacto causado por uma caldeira a gás de alta eficiência.

2) Uso de energias renováveis

Ao recorrerem à energia térmica da água, do ar ou do solo, as bombas de calor são amigas do ambiente ao não utilizarem recursos não renováveis.

3) Redução da pegada carbónica

Ao oferecerem uma alternativa aos sistemas de aquecimento que emitem carbono, contribuem para reduzir o impacto das emissões de carbono para a atmosfera.

Tendo em conta as vantagens descritas, as bombas de calor são uma opção a considerar aquando da escolha do sistema de aquecimento de águas sanitárias e de climatização.

Na Galrão Renováveis teremos todo o gosto em o aconselhar, basta contactar-nos.