5 formas de aquecer a água da piscina

Com o verão à porta e as temperaturas a subir, apostamos que já está a pensar nos belos mergulhos que vai dar na sua piscina.

Mas e se lhe disséssemos que pode antecipar o primeiro mergulho do ano ou prolongar os banhos de piscina por mais tempo? Como? Muito simples, basta aquecer a água da piscina.

Conheça as principais opções de aquecimento e descubra qual a melhor solução para sua piscina.

Alternativas de aquecimento da água de piscinas

1) Aquecimento a gás

Neste sistema recorre-se a gás combustível para manter a temperatura da água constante. A água é aquecida ao ser bombeada para o sistema.

Existem sistemas que usam a troca indireta de calor, não havendo contacto direto entre a água com cloro e o equipamento, o que ajuda à sua preservação e durabilidade.

A maior vantagem deste sistema é a excelente capacidade de controlo da estabilidade da temperatura.

Por permitirem uma rápida subida da temperatura da água, os sistemas de aquecimento a gás são uma boa opção para piscinas de uso ocasional.

2) Aquecimento solar

Sistema alimentado por colectores que captam a energia solar. Aqui a água circula pelos colectores graças ao impulso de bombas, aquecendo a cada passagem.

Ainda que a sua instalação seja um pouco mais dispendiosa, este sistema acaba por ser mais económico pela  durabilidade e pela poupança de energia que permite. Além disso, é uma escolha sustentável uma vez que utiliza uma energia renovável. Tendo em conta estes fatores, é um sistema apropriado para piscinas de uso intenso e contínuo.

Antes de optar pelo aquecimento solar, tenha em consideração que este exige uma área considerável e solarenga. Por este motivo, a instalação costuma ser feita no telhado. É claro que pode não ser a melhor opção em climas muito chuvosos e com pouco sol.

3) Sistema híbrido solar + gás

Esta é uma excelente resposta para aquecer uma piscina pois permite-lhe usufruir das vantagens do sistema solar e colmatar as suas falhas com o gás que, assim, serve como complemento para os dias em que o sol não é suficiente.

4) Sistema elétrico

São uma das opções mais escolhidas para aquecer uma piscina. Neste caso, a água passa por uma resistência elétrica que a aquece.

Ainda que a sua instalação possa ser mais fácil, este sistema acaba por ser uma opção mais dispendiosa por causa dos custos com a eletricidade. Além disso, têm também a desvantagem de demorarem a aquecer a água a partir da temperatura ambiente. Por estas razões, aconselhamos que seja usado em piscinas de uso esporádico.

5) Bomba de calor

Este equipamentos absorvem o calor atmosférico, potenciam-no através de um compressor e transferem-no para a serpentina por onde a água circula, aquecendo-a.

Como os anteriores sistemas, as bombas de calor têm vantagens e desvantagens. Se por um lado, são mais económicas do que os aquecedores elétricos e são excelentes a manter a temperatura estável, as bombas de calor dependem da temperatura ambiente. Assim, nos dias mais frios vão demorar mais tempo a aquecer a água e o mesmo se passa no primeiro aquecimento. São ainda equipamentos algo dispendiosos em termos de aquisição e de manutenção e que têm de ser instalados ao ar livre.

Tendo em conta as suas características, as bombas de calor são uma melhor hipótese para piscinas de alguma dimensão.

Esperamos que tenham ficado elucidados sobre  as diferentes opções de como aquecer uma piscina e, caso assim o pretenda, estamos aqui para o ajudar a escolher o que melhor se adequa ao seu caso.