Os diferentes tipos de ar condicionado para uso doméstico

O ar condicionado é uma das opções mais eficazes para refrescar as nossas casas. Contudo, há que escolher o melhor tipo de equipamento para cada caso. Fique a conhecê-los um pouco melhor.

8 Tipos de ar condicionado para uso doméstico

1) De janela

São equipamentos em forma de caixa quadrada que contêm todas as partes funcionais do sistema. Distinguem-se por serem colocados na parede, ficando metade do equipamento no interior e a outra metade no exterior.

Vantagens: Baixo custo de instalação e manutenção simples.

Desvantagens: Por norma, consomem mais eletricidade e podem ser mais ruidosos. No caso de morar num prédio, precisa da autorização do condomínio para a sua instalação. 

2) Split Parede

No caso dos equipamentos split, a unidade que engloba o compressor e o condensador fica no exterior enquanto que no interior é instalada a unidade que climatiza e liberta o fluxo de ar. As duas unidades comunicam através de tubagem.

Este tipo de equipamento pode ter diferentes capacidades de refrigeração e apresentar a modalidade inverter, o que permite uma grande poupança de energia, uma vez que conseguem atingir rapidamente a temperatura desejada e mantém a velocidade do compressor quase constante, ou seja, com pouca oscilação de energia.

Vantagens: Níveis de ruído baixos, simples manutenção e eficiência energética.

Desvantagens: Por vezes, a instalação, que deve ser feita por um profissional qualificado, pode ser mais exigente.

3) Multi-Split Parede

Tem por função climatizar rapidamente o espaço onde está instalado. Semelhantes aos equipamentos Split, os aparelhos Multi-Split têm uma unidade externa condensadora que incorpora o compressor, e diversas unidades internas que são instaladas em diferentes divisões da casa. Por este motivo, são uma excelente opção para moradias, apartamentos e pequenos escritórios.

4) Split Cassete

Estes equipamentos funcionam de uma forma muito semelhante à dos ares condicionados de parede.

Vantagem: Apresentam uma alta capacidade num único equipamento, o que os torna uma boa opção para espaços maiores. Esta capacidade pode variar entre os 35000 a 90000 BTU.

Desvantagens: A instalação deste tipo de equipamentos é mais complicada, o que a torna mais dispendiosa. Além disso, são também mais ruidosos.

5) Split Window

Este tipo de equipamentos não são muito usuais e são uma espécie de conjugação entre os ares condicionados de janela e os Split tradicionais. São perfeitos para quem já tem um ar condicionado de janela e pretende ter um sistema mais moderno e mais silencioso. A instalação é simples e económica uma vez que aproveita o espaço do equipamento anterior.

6) Split Piso/Teto

Este tipo de equipamentos de ar condicionado para uso doméstico adequa-se a espaços das mais diferentes dimensões. Podem ser instalados no chão ou no teto e, caso incluam o sistema inverter, permitem poupanças de energia.

7) Ar condicionado Portátil

Todo o sistema está instalado numa unidade de porte médio ou pequeno que é portátil.

Vantagens: Não requerem instalação.

Desvantagens: Não são tão eficazes como as alternativas fixas.

8) Centrais (do tipo compacto ou com dutos)

Ainda que se assemelhem aos equipamentos Split, requerem uma instalação bem mais complexa que tem de ser efetuada aquando da construção do imóvel.

Vantagens: Valorização dos imóveis e o facto de terem uma manutenção simples.

Desvantagens: O custo da instalação e a utilização de dutos.

Esperamos que este artigo lhe tenha trazido algumas luzes sobre os diferentes tipos de ar condicionado para uso doméstico. Caso tenha dúvidas e precise de aconselhamento para o seu caso, não hesite em nos consultar. Estamos aqui para o ajudar a fazer a melhor escolha.