Alterações Climáticas – O mais grave problema do mundo

alterações climáticas

De acordo com os resultados de um inquérito levado a cabo pela Eurobarómetro, as alterações climáticas estão no topo das preocupações dos cidadãos europeus.

Os dados do inquérito

Para os europeus, as alterações climáticas são o mais grave problema dos nossos dias. Na verdade, 93% considera que o clima é um problema grave e 78% acha-o extremamente grave.

Quando chamados a identificar o problema mais grave que o mundo enfrenta hoje em dia, 18% respondeu as alterações climáticas, 7% indicou a deterioração da natureza e 4% respondeu os problemas de saúde causados pela poluição. Estes dados revelam que quase 30% dos europeus estão verdadeiramente preocupados com as questões ambientais e exigem medidas concretas para as resolver.

Estratégias a adotar

O estudo da Eurobarómetro vai além das preocupações e analisou também as soluções que os europeus preconizam para os problemas ambientais.

Assim, 90% dos inquiridos, ou seja nove em cada dez, defende que a redução ao mínimo das emissões de gases com efeito de estufa, por forma a cumprir a meta da neutralidade climática da UE até 2050.  Além disso, 87% apoia o reforço da utilização das energias renováveis e o aumento do apoio à melhoria da eficiência energética.

Reformas individuais e estruturais

64% dos contactados assumiu já fazer escolhas mais sustentáveis e amigas do ambiente no seu dia-a-dia. Contudo, estão convictos que a UE (57%), os governos nacionais (63%) e as empresas e a indústria (58%) têm de enveredar por um caminho de reformas estruturais que consolidem as atitudes individuais. Para que tal aconteça, 81% dos europeus apoiam um maior financiamento público às energias limpas e uma redução dos subsídios aos combustíveis fósseis que são mais poluentes. Três quartos dos inquiridos (75%) acredita que o investimento na recuperação económica deve focar-se na chamada economia verde.

Ambiente e economia

Uma das conclusões mais interessantes do estudo indica que os europeus acreditam que a defesa do clima abre novas oportunidades à economia. De facto, 78% dos inquiridos crê que a adoção de medidas de proteção do clima vai exigir uma maior inovação por parte das empresas europeias que as tornará mais competitivas. Por outro lado, 70% vê a redução das importações de combustíveis fósseis como um benefício para as economias europeias. Além disso, os europeus estão convictos que a divulgação do know-how especializado em tecnologias limpas noutros países irá levar à criação de novos postos de trabalho dentro da UE.

Por fim, terminamos este artigo com um dado que demonstra bem a consciencialização dos europeus para as questões de sustentabilidade e que traz esperança à implementação de medidas mais robustas e eficazes: 74%, isto é, mais de sete em cada dez, defende que o custo dos danos provocados pelas alterações climáticas é substancialmente mais elevado do que o investimento necessário à transição ecológica.

Na Galrão Renováveis estamos disponíveis para lhe apresentar as soluções sustentáveis mais adequadas ao seu caso em concreto, ajudando-o a contribuir para um ambiente mais limpo. Basta contactar-nos.