O que é e como funciona a energia fotovoltaica?

O recurso à energia fotovoltaica está cada vez mais na ordem do dia, já que esta é uma opção mais sustentável e amiga do ambiente. Contudo, existem ainda muitas dúvidas sobre o que é e como funciona a energia fotovoltaica.

O que é a energia fotovoltaica?

No fundo a energia fotovoltaica é a energia gerada por painéis solares que captam a luz solar e a transformam em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.

O seu funcionamento é semelhante à tecnologia de aquecimento solar térmico uma vez que ambas recorrem a painéis para captar a energia do sol. Porém, a energia solar térmica destina-se ao aquecimento de águas enquanto que a solar fotovoltaica tem como finalidade a geração de energia elétrica, contribuindo para a poupança nas contas da eletricidade e para a proteção do meio ambiente.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Já percebemos que estes sistemas geram eletricidade a partir da luz do sol. Mas como o fazem exatamente?

Os sistemas fotovoltaicos são, fundamentalmente, constituídos por dois componentes principais: os módulos fotovoltaicos e o inversor interativo.

Os módulos fotovoltaicos

Os módulos fotovoltaicos albergam um elevado número de células solares que têm como função converter diretamente a luz solar em eletricidade.

As células solares

Constituídas por materiais semicondutores como o silício, as células solares apresentam uma camada positiva – sem eletrões – e uma camada negativa – com eletrões em excesso. Em conjunto, estas camadas formam um campo elétrico, tal como acontece numa bateria.

Na verdade, quando os fotões existentes na luz do sol atingem as células solares dos módulos, libertam os eletrões em excesso da camada negativa e estes deslocam-se para a camada positiva, dando origem a um circuito elétrico. Ao fluirem pelo circuito elétrico, os eletrões geram eletricidade.

A quantidade de energia gerada depende do número de painéis solares implementados.

A conversão de energia

Ao circularem no circuito, os eletrões produzem energia em corrente contínua, ou seja, CC. Todavia, a energia que consumimos chega como corrente alternada, i.é. CA. Para que tal aconteça, é necessário recorrermos a um inversor.

No fundo, os inversores são os verdadeiros cérebros do sistema, desempenhando as seguintes funções:

– Convertem a eletricidade CC para energia CA;

– Protegem o sistema contra falhas elétricas;

– Geram os dados estatísticos relacionados com a produção de energia;

– Conectam os sistemas fotovoltaicos à rede elétrica. Esta é uma função fundamental, uma vez que sem esta ligação à energia da rede elétrica convencional, o consumidor não teria eletricidade nos períodos em que não existem luz solar, nomeadamente à noite. Além disso, os inversores são também responsáveis por descarregar na rede elétrica convencional a energia elétrica gerada pelos painéis que não é consumida.

O que acontece à energia gerada e não consumida?

Caso não exista um sistema de baterias que permita a acumulação da energia produzida em excesso, esta será injetada na rede pública. Sempre que tal acontece, o consumidor recebe um determinado valor por parte do seu fornecedor de energia.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a compreender melhor o que é e como funciona a energia fotovoltaica. Caso necessite de algum aconselhamento sobre este tema, não hesite em nos contactar.