Breve história do ar condicionado

Breve história do ar condicionado

Os primeiros equipamentos modernos de ar condicionado surgiram no século XX. Contudo, a história do ar condicionado começou muito antes.

Os primórdios da história do ar condicionado

Desde a Antiguidade Clássica que o Homem recorre a sistemas de refrigeração, nomeadamente desde que os Romanos faziam a água correr pelas paredes por forma a controlarem o calor.

Com o passar do tempo, as técnicas de climatização foram evoluindo e foram sendo aplicados sistemas tão diversos como torres de vento ou ventiladores mecânicos. Na verdade, houve até quem tenha recorrido à importação de neve das altas montanhas para refrescar o ambiente das regiões mais quentes.

A história do ar condicionado moderno

A descoberta da eletricidade foi o ponto de viragem que permitiu o aparecimento dos equipamentos de ar condicionado modernos.

Willis Carrier – o pai do ar condicionado moderno

Em 1902, o engenheiro norte americano Willis Carrier foi desafiado pela empresa gráfica Sackett-Wihelms Lithography and Publishing a resolver o problema dos danos causados às impressões pelo calor e pela humidade excessiva.

Carrier criou um equipamento que controlava a humidade no ar e, como tal, a temperatura, através de um sistema de serpentinas refrigeradas de forma artificial. E assim surgiu o primeiro aparelho de ar condicionado moderno.

A invenção foi um sucesso tal que Willis Carrier fundou a Carrier Corporation para dar resposta à fortíssima procura que os equipamentos de ar condicionado tiveram.

Setores económicos ligados ao desenvolvimento do ar condicionado

Foram diversos os setores que impulsionaram o desenvolvimento dos equipamentos e que dele tiraram partido.

Desde logo, o setor têxtil, uma vez que o controlo da humidade no ar ajudava a melhorar a tecelagem das fibras do algodão.

O setor da saúde foi um dos grandes beneficiários desta nova invenção já que a introdução de sistemas de ar condicionado a partir dos anos de 1910 permitiu melhorar as condições dos internamentos, ajudando mesmo à redução da mortalidade infantil nas maternidades causada pela desidratação devido ao excesso de calor.

Na década seguinte, a introdução do ar condicionado nas salas de cinema ajudou ao boom da indústria cinematográfica, permitindo que o público frequentasse os cinemas mesmo no verão.

Pouco depois, as empresas das mais diversas áreas começaram a apostar na climatização dos seus espaços, proporcionando conforto aos seus funcionários, aumentando assim a sua produtividade.

A descoberta do freon

Até à descoberta do freon na década de 1930, os equipamentos usavam um gás altamente inflamável o que os tornava perigosos, especialmente para uso doméstico.

Todavia, foi apenas em 1950 que a Carrier Corporation iniciou a produção de modelos para uso doméstico, com um preço bastante mais reduzido e com um design que iria estar na base dos equipamentos de ar condicionado de janela.

Equipamentos de janela

Na década de 1970 surgiram os primeiros equipamentos de ar condicionado de janela, que impulsionaram ainda mais o uso generalizado da climatização, graças à facilidade de instalação e ao seu design bem mais compacto. O uso deste tipo de equipamentos consolidou-se nos anos de 1980 e 1990 quando o ar condicionado chegou também ao setor automóvel.

Em paralelo foram desenvolvidos protocolos que tornaram os equipamentos mais seguros e mais sustentáveis a nível ambiental.

Equipamentos Split

No início dos anos 2000 surgiram os primeiros equipamentos Split, em que há a conjugação de uma máquina interna com outra externa.

Atualmente existe uma panóplia de equipamentos de ar condicionado, adequados aos mais variados espaços e atividades. Convidamo-lo a descobrir mais sobre as opções atualmente existentes nos nossos textos “4 tipos de ar condicionado comercial ou industrial” e “Os diferentes tipos de ar condicionado para uso doméstico“.