Usar o ar condicionado no inverno

Usar o ar condicionado no inverno

Por norma, associamos os equipamentos de ar condicionado ao controlo do calor e, por conseguinte, ao verão e aos dias quentes. Contudo, este tipo de aparelhos podem ser excelentes aliados para obter conforto térmico nos dias mais frios.

Funções do ar condicionado no inverno

De uma forma sucinta, podemos usar o ar condicionado no inverno com dois objetivos: ventilar e aquecer.

Ventilar com ar condicionado

A ventilação corresponde à circulação do ar existente num determinado espaço, não implicando qualquer troca de ar nem climatização, seja aquecimento, seja arrefecimento.

Ao ventilar um espaço recorrendo ao ar condicionado consegue distribuir um ar mais limpo, uma vez que os filtros do equipamento vão filtrar elementos poluentes que possam existir, tais como pó, ácaros, etc.

Por forma a conseguir um ar mais saudável é fundamental manter os filtros e os restantes elementos do equipamento limpos.

Aquecer com o ar condicionado

Para usar o ar condicionado no inverno na função de aquecimento, o seu equipamento tem de ter a função inverter que lhe permite distribuir o ar quente exatamente como o faz com o ar frio graças a uma bomba de calor.

Cuidados a ter com os aparelhos com esta função

À semelhança dos restantes equipamentos de ar condicionado, os aparelhos que permitem o aquecimento devem ser submetidos a manutenções de prevenção, garantindo a limpeza dos filtros e dos restantes componentes. Não se esqueça que, uma vez que são usados todo o ano, as manutenções devem ser mais frequentes para não colocar em causa a sua saúde nem o bom funcionamento do aparelho.

Se o seu equipamento tiver as funções quente e frio, não deve alterná-las de forma direta, i.é, se tiver o aparelho ligado na função quente não o mude para a função frio sem o desligar e esperar uns minutos para evitar danos.

Eficiência do ar condicionado no inverno

De modo a potenciar a eficiência do seu equipamento e do conforto térmico, sugerimos que mantenha fechadas as portas e janelas do espaço.

Além disso, não só para controlar os custos energéticos como também para acautelar a sua saúde, não regule o seu equipamento para uma temperatura demasiado elevada. O recomendado é que a temperatura ambiente esteja entre os 20,5º C e 23,5º C.

Esperamos que este artigo o ajude a tirar todo o partido do seu ar condicionado no inverno. Na Galrão Renováveis estamos disponíveis para tirar todas as dúvidas que ainda possa ter.