Willis Carrier – O inventor do ar condiciondo

Willis Carrier - Inventor do Ar condicionado

Se no nosso texto Breve História do Ar Condicionado abordámos a evolução deste equipamento, no artigo de hoje vamos desvendar um pouco da vida do engenheiro mecânico norte americano considerado o pai destes equipamentos: Willis Carrier.

Willis Carrier – inventor do ar condicionado

Carrier nasceu em 1876, no estado de Nova Iorque, EUA, filho de Duane Carrier Williams (1836 – 1908) e de Elizabeth R. Haviland (1845 – 1888).

Excelente aluno, com fascínio pelas ciências e engenharias, obteve em 1897 uma bolsa para estudar engenharia mecânica na prestigiada Universidade de Cornell.

Após a conclusão do seu curso, foi trabalhar para a empresa gráfica Buffalo Forge Company, com a responsabilidade de desenvolver ventiladores de caldeira de elevada eficiência e com baixos consumos energéticos.

A sua capacidade de trabalho e inteligência chamou a atenção dos seus superiores que o convidaram a encontrar uma solução para o elevado nível de concentração de água que existia no ar da gráfica, que fazia com que o papel se expandisse, impedindo que a tinta se fixasse devidamente nas impressões.

A invenção do ar condicionado

Carrier trabalhou arduamente no projeto e a 17 de julho de 1902 apresentou os desenhos do que viria a ser o moderno sistema de ar condicionado. Os desenhos saíram do papel e em 1903 foi instalado aquele que viria a ser considerado o primeiro equipamento de ar condicionado e regulador da humidade do ar.

Apesar de cumprir as 4 funções básicas dos atuais sistemas – controlo de temperatura, da humidade, da ventilação e da circulação do ar, bem como a purificação do ar – o equipamento iria ser submetido um longo processo de desenvolvimento e testes até ser patenteado a 2 de janeiro de 1906, com a designação de “equipamento para o tratamento do ar”.

No final de 1906, foi comercializado o primeiro equipamento de ar condicionado, tendo sido vendido ao LaCrosse National Bank, La Crosse, situado em Wisconsin.

A procura por este tipo de aparelhos cresceu ao ponto de em 1907 a Buffalo Forge Company ter criado uma área dedicada ao ar condicionado, liderada por Carrier.

O início da 1ª Guerra Mundial interrompeu o sucesso desta área de negócio e levou ao fim da Carrier Air Condicioning of America.

Carrier – o sucesso alavancado na 7ª Arte

Em 1915 Carrier fundou a Carrier Engineering Corporation em conjunto com alguns colegas e amigos. A empresa manteve-se no fabrico de equipamentos de ar condicionado destinados à indústria até que em 1924 o foco passou também a ser o conforto do público em geral. Para tal muito contribuiu o cinema.

Na segunda metade da década de de 20 do século passado, a indústria cinematográfica foi uma das grandes impulsionadoras do ar condicionado, alavancando o crescimento da empresa, já que instalou mais de 330 equipamentos em salas de cinema por todo o país.

O crescimento foi interrompido com a Grande Depressão e o início da 2ª Guerra Mundial, ainda que entre 1940 e 1944, Carrier tenha desenvolvido o túnel de vento que simula as condições de congelamento; esta foi uma invenção fundamental para os testes de aeronaves de grandes altitudes.

Willis Carrier faleceu em 1950. Contudo, o seu legado prolonga-se até hoje e é graças a ele e a outros inventores como ele que hoje podemos usufruir de espaços climatizados que nos proporcionam conforto e bem-estar.