O que é o Autoconsumo

O que é o autoconsumo

O recurso cada vez maior a painéis fotovoltaícos, o desenvolvimento tecnológico e a diminuição da burocracia possibilitaram o emergir do conceito do autoconsumo energético. Neste artigo procuramos esclarecer algumas das questões ligadas a esta nova forma de consumo de energia.

O que é o Autoconsumo energético

O Autoconsumo consiste na produção de energia elétrica numa instalação de utilização (IU), seja ela uma residência, um espaço comercial ou uma empresa, destinada ao consumo na própria IU, recorrendo a uma unidade de produção para Autoconsumo (UPAC).

Equipamentos necessários a uma UPAC

– Equipamento produtor de energia elétrica, com destaque para os painéis fotovoltaicos;

– Inversor de rede: Sistema automático ou manual que transforma a eletricidade produzida sob a forma de corrente contínua em energia de corrente alternada, que pode ser consumida;

– Contador da UPAC para contabilizar a energia produzida;

– Contador bidirecional para contabilizar a energia produzida em excesso pela UPAC e consumida pela rede elétrica de serviço público;

– Baterias (opcionais). Apesar do uso de baterias não ser obrigatório, é recomendável já que poderá armazenar a energia não consumida para a utilizar à noite ou em dias mais nublados.

Modalidades do Autoconsumo

Existem essencialmente duas modalidades de autoconsumo, dependendo do destino da energia excedentária, ou seja, a energia produzida mas não utilizada.

1) Autoconsumo sem excedentes

Neste caso as instalações apresentam um sistema antidescarga que impede que a energia não utilizada seja descarregada na rede.

2) Autoconsumo com excedentes

Neste tipo de instalações, a energia que sobra é injetada na rede elétrica em troca de um pagamento por parte da entidade distribuidora da eletricidade.

As vantagens do autoconsumo

Além da diminuição da conta da eletricidade, o autoconsumo contribui para a defesa do meio ambiente não só por usar energias renováveis mas também por diminuir consideravelmente a utilização das redes de transporte e de distribuição do sistema elétrico, minimizando as perdas associadas.

Dicas úteis sobre o autoconsumo

Antes de tomar a decisão de instalar uma UPAC, tome em consideração os seguintes aspetos:

– Garanta que tem um espaço adequado para a instalação da IU, seja o telhado, o terraço, o jardim, etc.;

– Contrate uma empresa especializada neste tipo de instalações para garantir que todos os procedimentos técnicos e legais são cumpridos e a instalação fica a funcionar de forma correta;

– Certifique-se de que os painéis fotovoltaicos ficam quase totalmente virados a sul, para aproveitarem ao máximo a incidência dos raios solares;

– Consulte a legislação para evitar surpresas desagradáveis. Pode fazê-lo na página do Observatório da Energia, que disponibiliza o DL n.º 162/2019, de 25 de outubro e o Regulamento do Autoconsumo de Energia Elétrica de 2021.

A Galrão Renováveis está à sua disposição para o ajudar caso decida avançar para a instalação de uma unidade de autoconsumo. Basta contactar-nos.