Os sistemas solares térmicos e a poupança de AQS

A produção das águas quentes sanitárias (AQS) são um dos principais fatores que contribuem para uma elevada fatura de eletricidade ao fim do mês. Saiba como a reduzir instalando um sistema solar térmico.

Como poupar na produção de AQS com os sistemas solares térmicos

A instalação de um sistema solar térmico destinado à produção de águas quentes sanitárias permite reduzir o consumo de energia até 75%, sendo que no verão a poupança pode ir até aos 100%.

O custo de instalação de um sistema destes depende do tipo de equipamento selecionado que terá de ser ajustado ao número de elementos do agregado familiar e às necessidades de água quente; contudo, como referência, podemos indicar um valor médio de 3000€, acrescido de IVA.

Além da redução na fatura da energia, com um sistema solar térmico estará a contribuir para o ambiente, uma vez que recorre a uma fonte de energia renovável.

Como funcionam os sistemas solares térmicos para a produção de AQS?

Podemos fazer uma analogia entre este tipo de sistemas e uma mangueira deixada ao sol.

No caso da mangueira, a superfície absorve a luz solar e, como tal, a radiação térmica, aquecendo a água que se encontra no interior.

Num sistema solar térmico, o painel capta a energia solar, transformando-a em energia térmica que é permutada e transferida através de um fluido térmico que circula na serpentina existente no depósito de água, aquecendo a água aí armazenada.

Aplicações de um sistema solar térmico

Ainda que o foco principal destes sistemas seja a produção de água quente sanitária, podem também ser aplicados no pré-aquecimento de sistemas de piso radiante e de maquinas de lavar roupa e loiça, caso estas o permitam.

Na Galrão Renováveis teremos todo o prazer em o ajudar a escolher o sistema solar térmico que melhor se adequa às suas necessidades, por forma a reduzir a sua fatura energética sem abdicar de todo o conforto.