Os eletrodomésticos que consomem mais energia

Os eletrodomésticos que consomem mais energia

Os eletrodomésticos são dos elementos que têm maior impacto na fatura de eletricidade das nossas casas. Ora como não os podemos dispensar, o melhor é descobrir quais são os que mais consomem energia bem como algumas dicas para minimizar esse consumo, que vão além da aquisição de equipamentos com maior eficiência energética, sempre acima de A.

Saiba quais são os 5 eletrodomésticos que consomem mais energia

  1. O Frigorífico

É o recordista do consumo energético entre todos os eletrodomésticos da sua casa até porque está ligado 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Na verdade, sozinho é responsável por 25% a 30% da sua conta de eletricidade. Como não o pode desligar, aposte na adoção de comportamentos que reduzem este impacto.

– Reduza ao mínimo a abertura da porta do frigorífico para diminuir o desperdício energético;

– Elimine as embalagens de cartão de alimentos como iogurtes ou de bebidas como cervejas, antes de os colocar no frio;

– Deixe os alimentos arrefecerem antes de os guardar no frigorífico;

– Mantenha sempre o seu equipamento limpo e com as borrachas de vedação impecáveis para evitar perdas de temperatura. Caso o seu frigorífico seja um combinado, descongele-o regularmente.

2. Televisão

O segundo lugar do pódio dos eletrodomésticos que consomem mais energia vai para a televisão que tem um peso médio de 12% na sua fatura de eletricidade. É claro que esta percentagem sobe se tiver mais do que um equipamento, o que é bastante comum nos lares portugueses.

Para reduzir o impacto que a televisão tem no consumo energético aconselhamos a  desligá-la por completo em vez de a deixar em modo stand-by. Caso vá adquirir um novo equipamento, opte por uma tv com tecnologia LED uma vez que consome menos 40% do que uma tv plasma e 25% menos de que as televisões LCD.

3. Máquina de lavar roupa

Tendo em conta o consumo de eletricidade e o consumo de água, este equipamento consome ao todo cerca de 11% de energia. Siga as nossas dicas e minimize esta questão.

– Sempre que possível opte por programas curtos e de temperaturas baixas;

– Use sempre a sua máquina com carga completa;

– Se tiver um contrato bi-horário e o equipamento tiver um temporizador, programe a máquina para lavar no horário mais económico;

– Mantenha o filtro da máquina sempre limpo.

Estes conselhos são igualmente válidos para a máquina de lavar loiça.

4. Forno

Siga os nossos conselhos para reduzir os 8% de peso que este equipamento tem na fatura da luz.

– Se pensar que de cada vez que abre o forno há uma perda de energia de cerca de 25%, então a medida mais eficaz para otimizar o consumo energético de um forno é evitar abrir muitas vezes a porta do equipamento quando está a cozinhar;

– Desligue-o entre 5 a 10 minutos antes do fim da confeção para aproveitar o calor residual;

– Mantenha o seu forno num brinco para reduzir o consumo de energia.

5. Computador

Com um consumo de energético a rondar os 7%, convém encontrar estratégias de utilização do seu computador para diminuir a conta de eletricidade.

– Reduza o mais possível a luminosidade do ecrã;

– Sempre que não os estiver a utilizar, desligue todo o tipo de equipamentos como por exemplo impressoras ou colunas que estejam ligados ao seu computador;

– Uma vez que estes equipamentos consumem energia mesmo em modo suspensão, o ideal é desligá-los por completo.

Esperamos que este nosso artigo sobre os eletrodomésticos que consomem mais energia o ajude a otimizar o consumo de energia e a reduzir o peso que têm na fatura de eletricidade.