Vantagens do piso radiante

As vantagens do Piso Radiante

Antes de abordarmos as principais vantagens do piso radiante, convidamo-lo a perceber melhor o seu conceito.

Em que consiste o piso radiante

O sistema de aquecimento por piso radiante consiste na instalação sob o piso das nossas casas de um sistema de tubagens por onde circula água quente.

A água quente que “passeia” por toda a casa mantém o chão quente e, como o ar quente sobe, este tipo de sistema consegue manter as divisões com temperaturas agradáveis. A temperatura é regulada a partir de termostatos instalados em cada divisão, permitindo temperaturas diferentes, à medida dos gostos de cada utilizador.

Séculos de utilização comprovam os benefícios do piso radiante

O sistema de aquecimento através do chão remonta há mais de 2000 anos, à época do Romanos. Além disso, a sua eficácia é também apreciada na Ásia onde os Japoneses e os Chineses usam sistemas de piso radiante há mais de 800 anos.

As vantagens do piso radiante

  1. Aquecimento uniforme

Uma vez que o sistema de tubagem está disposto em toda a divisão, o aquecimento é idêntico em todo o lado, ao contrário do que acontece, por exemplo, com os radiadores onde à medida que nos vamos afastando do equipamento, a temperatura vai descendo.

  1. Eficiência energética

Nos sistemas de piso radiante hidráulicos a água só tem de circular a cerca de 30ºC enquanto que nos radiadores é necessário mantê-la a 65ºC, o que exige um esforço energético maior.

  1. Espaço

Uma vez que o sistema de aquecimento está sob o pavimento, não ocupa espaço útil e fica invisível, não tendo qualquer impacto estético.

  1. Versatilidade

Uma das grandes vantagens do piso radiante consiste na possibilidade de ser instalado em qualquer tipo de pavimento, desde o betão ao vinil, passando pelo chão flutuante, madeira, cerâmica ou pedra.

  1. Conforto mais rápido

Uma vez que o ar quente sobe, a sensação de calor e de conforto é atingida mais rapidamente do que com os sistemas de aquecimento tradicionais.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a desfazer eventuais dúvidas sobre o piso radiante. Ainda assim, na Galrão Renováveis estamos à disposição para prestar todas as informações que ainda necessite sobre este tipo de sistema de aquecimento; basta contactar-nos.