Critérios para escolher um sistema de autoconsumo

Critérios para escolher um sistema de autoconsumo

Se no nosso artigo “O que é o Autoconsumo” abordámos o conceito da produção de energia para consumo próprio, neste artigo vamos indicar-lhe os principais critérios que deve analisar para decidir se deve ou não avançar para o autoconsumo.

Critérios para escolher um sistema de autoconsumo

Antes de enveredar pelo caminho da geração da sua própria energia, deve avaliar alguns parâmetros para perceber se o investimento terá retorno a curto ou médio prazo. Na Galrão Renováveis acreditamos que o autoconsumo poderá não ser a melhor opção se apenas obter o retorno após 10 anos.

1) Consumo anual de eletricidade

Comecemos pelo princípio: procure perceber quantos kWh consome anualmente. Para tal siga os seguintes passos:

– Reúna todas as faturas que recebeu no último ano;

– Analise as leituras reais indicadas nas faturas;

– Ao valor mais recente subtraia o valor correspondente ao mesmo mês, do ano anterior;

– Se possível, repita este procedimento para outro ano.

2) Situações anómalas

Ao observar os seus cálculos, tenha em consideração situações que saiam do normal como o confinamento que vivemos o ano passado.

Tenha ainda em conta possíveis alterações ao consumo como a aquisição de um veículo elétrico ou o aumento do agregado familiar.

Uma vez que neste ponto os dados não são concretos, são meras estimativas, aconselhamos a que seja conservador nos cálculos para não correr o risco de exceder as suas necessidades.

3) Distribuição do consumo elétrico

Agora que já tem os cálculos relativos ao consumo anual, perceba como este se distribui durante o dia. Assim, vai entender o tipo de energia que o sistema fotovoltaico deverá fornecer.

A melhor forma para conseguir chegar a este resultado passa por registar a contagem  de manhã, quando sai de casa, e ao final do dia, quando regressa. Faça-o por um período mínimo de duas semanas.

De preferência, por forma a garantir a fiabilidade dos dados, faça este estudo em épocas em que a temperatura é mais amena, evitando picos de frio ou de calor que exigem o recurso a equipamentos de climatização.

4) Que equipamentos funcionam em simultâneo?

Fazendo um registo diário ao longo de, pelo menos duas semanas, avalie quais os eletrodomésticos que costuma ligar em simultâneo de modo a perceber os requisitos necessários para que o sistema a instalar consiga responder aos picos de consumo, sem que haja um sobredimensionado nos momentos de menor consumo.

Veja o nosso artigo “Os eletrodomésticos que consomem mais energia” para ter uma noção dos consumos energéticos dos equipamentos mais comuns.

Esperamos que este artigo o ajude a tomar a melhor decisão na hora de escolher um sistema de autoconsumo. Se precisar de algum esclarecimento adicional, contacte-nos que teremos todo o prazer em o ajudar.