Os 7 R’s da Sustentabilidade

Os 7 R’s da Sustentabilidade

Se até há pouco a aposta na mudança de comportamentos assentava nos 3 R’s Reduzir, Reutilizar e Reciclar, hoje procuramos uma abordagem mais abrangente de repensar os nossos hábitos do quotidiano com o objetivo de reduzir o consumo em excesso e de evitar o desperdício, diminuindo a nossa pegada ecológica para proteger o meio ambiente.

Descubra os 7 R’s da Sustentabilidade

1 – Repensar

O primeiro passo consiste em repensar os nossos comportamentos em relação ao consumo. Antes de efetuar uma compra, nada como pensar se realmente precisamos de a fazer ou não. Fazer escolhas conscientes e contidas é, sem dúvida, uma das melhores formas de evitar o consumo excessivo.

2 – Recusar

Ser criterioso em relação às empresas e aos produtores dos produtos que pretende adquirir é o segundo dos 7 R’s da sustentabilidade. Garanta que estes respeitam a natureza e, de preferência, opte sempre por produtores e empresas locais; além disso, priorize produtos da época, diminuindo a pegada ecológica da distribuição e ajudando a economia local.

3 – Reduzir

Ao optar por produtos com maior durabilidade e com embalagens amigas do ambiente, consegue reduzir ao máximo o uso de energia, de água e de lixo residual, com destaque para o plástico.

Para tal pode, por exemplo, substituir os sacos de plástico por sacos reutilizáveis. Quando ao for ao supermercado, escolha os produtos a granel em detrimento dos que já estão embalados. É claro que deve ter em atenção as quantidades que vai comprar, procurando não o fazer em excesso para evitar o desperdício.

4 – Reparar

Se algo se avariar, verifique se é possível reparar antes de avançar para a compra de um novo objeto. Muitas vezes sai mais barato e é, sem dúvida, uma atitude mais ecológica.

5 – Reutilizar

Com um pouco de imaginação e de tempo é possível dar uma nova vida a objetos usados ou velhos. Experimente dar uma vista de olhos no YouTube e descubra como pode, por exemplo, transformar garrafas e garrafões de plástico em vasos ou numa horta vertical, latas em bonitos porta-lápis ou porta pincéis.

No campo do vestuário experimente transformar as calças das suas filhas que já lhes estão curtas num belos calções ou cortar as camisolas velhas de modo a usá-las como panos de limpeza.

E que tal dedicar-se ao restauro daquele móvel antigo de modo a dar-lhe um ar mais moderno ou até mesmo uma nova utilização?  

6 – Reciclar

Se não conseguir reutilizar, lembre-se de reciclar. Faça a separação do plástico, do cartão, do vidro, do óleo e das pilhas por forma a colocá-los no ecoponto mais próximo. Se se quiser livrar dos chamados “monos” como por exemplo frigoríficos ou móveis velhos, não os coloque junto ao caixote do lixo; Ao invés, contacte a sua câmara municipal para perceber como funciona o serviço de recolha destes objetos que, na maioria dos casos, é gratuito e funciona por marcação.

7 – Reintegrar

Faça jus ao lema “na natureza nada se perde, tudo se transforma” e aposte na compostagem de restos de alimentos e outros materiais orgânicos. Aproveite o resultado extremamente rico em nutrientes para adubar o seu jardim ou horta.

Depois de ficar a saber mais sobre os 7 R’s da sustentabilidade, esperamos que aceite o desafio de se juntar à Galrão Renováveis nesta mudança de atitudes e na proteção do nosso planeta.