Mitos sobre o piso radiante

Mitos sobre o piso radiante

Apesar de ser uma opção de aquecimento cada vez mais apreciada, existem ainda alguma noções erradas sobre o piso radiante que levantam resistência à sua adoção. Neste artigo iremos esclarecer algumas questões que os nossos clientes nos têm levantado ao longo dos tempos.

6 Mitos sobre o piso radiante

Mito 1 – O piso radiante é mais caro do que os radiadores

Por ser um sistema mais eficiente em termos energéticos e exigir menos manutenção, o piso radiante acaba por ser um investimento que compensa a longo prazo o facto de ter um custo de instalação mais elevado.

Mito 2 – O piso radiante é menos eficiente em termos de aquecimento

Apesar de não produzir tanto calor localizado como um radiador convencional, o piso radiante distribui o calor de uma forma muito mais uniforme, o que lhe permite gerar um ambiente extremamente confortável.

Além disso, é possível definir a temperatura desejada através do ajuste do termóstato.

Mito 3 – O piso radiante é mais lento no aquecimento

Ainda que os sistemas hidráulicos sejam de facto um pouco mais lentos, tal não implica que a sua casa não aqueça ou demore uma eternidade a aquecer. Caso configure corretamente o sistema, obterá uma temperatura agradável num período de tempo perfeitamente aceitável e sem o elevado consumo associado aos radiadores e a outros sistemas intermitentes que disparam o consumo elétrico quando são ligados.

Mito 4 – O piso radiante é prejudicial à saúde

Os primeiros sistemas de piso radiante permitiam ajustar a temperatura até aos 35ºC, o que é excessivo e pode, de facto, ter algum impacto na saúde, nomeadamente, causar o inchaço dos pés. Assim, se o sistema estiver ajustado entre os 19ºC e os 25ºC, consoante o gosto de cada proprietário, esta questão deixa de fazer sentido.

Em termos de saúde há ainda a referir que este sistema é aconselhado para quem tem alergias ou problemas respiratórios uma vez que não só impede a circulação de partículas de pó como é um sistema sem ventilação, ou seja, sem correntes de ar, que mantém níveis de humidade ideias e não acumula ácaros nem mofo.

Mito 5 – O piso radiante só pode ser instalado no chão

Ao contrário do que o próprio nome possa indicar, o piso radiante pode também ser instalado em paredes e no teto. Estas alternativas podem diminuir os custos de instalação e aumentar a eficiência do sistema.

Mito 6 – Não é possível instalar um piso radiante num espaço com parquet

Hoje em dia o piso radiante pode ser instalado em quase todo o tipo de pisos, desde a pedra natural aos materiais aglomerados. Apenas é necessário escolher o sistema que se adeque melhor ao piso existente.

Esperamos com este artigo ter desmistificado alguns mitos sobre o piso radiante e ter contribuído para tomadas de decisão mais conscientes sobre os sistemas de aquecimento a adotar. Na Galrão Renováveis estamos à disposição para o ajudar a esclarecer eventuais dúvidas que ainda possa ter, basta contactar-nos.