3 Critérios para escolher uma lâmpada LED

3 Critérios para escolher uma lâmpada LED

As lâmpadas LED são uma excelente opção, que ajudam não só o seu orçamento familiar como também o ambiente. Porém, tendo em conta a enorme variedade de formas, modelos, temperatura de cor e capacidade de iluminação é natural que surjam dúvidas no momento da compra.

Por norma, aquando da aquisição deste tipo de lâmpadas existe a tendência de olhamos apenas para o preço. Contudo, existem outros critérios que são importantes para escolher uma lâmpada LED e que deve ter em conta para fazer a escolha mais acertada para o seu caso. Conheça os 3 mais importantes.

Como escolher uma lâmpada LED

1 – Eficiência Energética

Se a aposta é a redução da fatura da eletricidade, o primeiro critério a analisar é a eficiência energética que deve ser o mais elevada possível. Assim, verifique na embalagem se a lâmpada que vai adquirir é da classe A+ ou A++.

2 – Potência

Este critério depende da necessidade de iluminação, ou seja, quanto mais luz for  pretendida, maior deverá ser a potência da lâmpada LED a adquirir. Lembre-se que a potência deste género de lâmpadas é medida em Lumens (lm) e não em Watts (W) como acontece com as lâmpadas tradicionais.

Para que possa ter um termo de comparação, podemos dizer-lhe que uma lâmpada de

470lm corresponde a uma lâmpada de 40W, enquanto que uma de 806lm equivale a 60W e uma de 1055lm é equivalente a uma de 75W.

3 – Temperatura de cor

Ao contrário do que o nome possa indicar, este fator não está relacionado com calor ou frio mas sim com o tom da luz emitida pela lâmpada. Assim, as lâmpadas de cuja luz é amarelada são consideradas quentes ou mornas; por seu turno as que apresentam uma luz branca ou azul são conhecidas por lâmpadas frias. Entre estes dois extremos existem algumas tonalidades intermédias.

A temperatura é um dos critérios para escolher uma lâmpada LED uma vez que cada tonalidade cria um ambiente diferente. Por norma, os tons quentes são aconselhados para quartos e salas enquanto que os tons frios são indicados para espaços de trabalho, cozinhas ou as casas de banho.

Para verificar se uma lâmpada é quente ou fria, verifique o número de Kelvins (k) que esta detém. Quanto maior for o número de “k”, mais a lâmpada é fria. As lâmpadas mais comuns e mais populares variam entre os 2700k e os 5000k.

Esperamos que o nosso artigo o ajude a tomar uma decisão mais informada quando quiser escolher uma lâmpada LED.