Como escolher o ar condicionado certo

Como escolher o ar condicionado certo

Os equipamentos de ar condicionado são uma excelente opção de climatização graças à eficiência e à poupança que permitem. Contudo, existem sempre muitas dúvidas aquando da sua aquisição. Neste artigo trazemos-lhe os critérios mais importantes para escolher o ar condicionado certo para o seu caso.

Como escolher o ar condicionado ideal para si

  1. O seu espaço já tem pré-instalação para ar condicionado?

A resposta a esta questão vai ajudá-lo a escolher entre um equipamento portátil ou um fixo.

Se o seu espaço não tiver uma pré-instalação para ar condicionado e não estiver disposto a fazer obras, o mais indicado será optar por um equipamento portátil que concentra todos os componentes numa única unidade, apenas requer uma saída de ar para o exterior e não exige uma instalação por um técnico credenciado. Em contrapartida, apresenta uma eficiência energética inferior aos equipamentos fixos, implicando maiores consumos de energia.

Caso o espaço já tenha uma pré-instalação, o melhor será escolher um ar condicionado fixo que requer pelo menos duas unidades, uma exterior e outra interior. Existem dois tipos de ar condicionado fixo, os equipamentos monosplit e os multisplit. A escolha entre eles vai depender do próximo critério de escolha.

  1. Quantas divisões pretende climatizar?

Caso pretenda climatizar um único espaço, aconselhamos a aquisição de um sistema monosplit, que apenas permite a ligação da unidade exterior a uma única unidade interior. Caso pretenda aquecer e arrefecer diversas divisões, opte por um equipamento multisplit que permite ligar uma unidade exterior a até cinco unidades interiores.

  1. Que tipo de espaços pretende climatizar?

Esta questão impacta com a potência do equipamento a adquirir. Por norma, uma sala é maior do que um quarto, como tal, requer um equipamento de climatização mais potente.

  1. Como é o clima?

Caso o seu espaço se encontre numa região de grandes amplitudes térmicas, vai necessitar de um equipamento mais potente que seja capaz de lidar com essas diferenças acentuadas de temperatura.

Como se avalia a potência de um equipamento?

A potência de um equipamento de ar condicionado é medida em BTU (British Thermal Unit, ou seja, unidade térmica britânica).

Por forma a tomar a melhor opção na hora de escolher o ar condicionado, lembre-se de que quanto maiores forem os BTU, maior é a capacidade de climatização do equipamento.

Esperamos que estas dicas o ajudem a tomar a decisão certa em relação ao ar condicionado que melhor responda às suas necessidades. Contudo, na Galrão Renováveis teremos todo o gosto em esclarecer todas as suas dúvidas e a prestar-lhe um aconselhamento personalizado. Basta contactar-nos.