Dicas para ter a melhor iluminação

Dicas para ter a melhor iluminação

A iluminação certa é fundamental em qualquer espaço, seja ele empresarial ou doméstico. Através do correto uso da luz é possível delinear diferentes zonas, torná-las mais confortáveis e até adaptá-las a diferentes usos como dormir, trabalhar ou relaxar.

Mas como fazê-lo? Ainda que a melhor forma para o conseguir seja planear a iluminação ainda em fase de projeto, sabemos bem que, pelas mais diversas razões, nem sempre tal é possível. Mas não se preocupe pois basta seguir as dicas para ter a melhor iluminação que aqui lhe deixamos para conseguir obter bons resultados.

3 dicas para conseguir a melhor iluminação

1) Aproveite ao máximo a luz natural

Uma vez que a luz natural é a mais agradável e confortável para a vista, procure potenciá-la ao máximo. Uma das opções para o fazer passa por aumentar o número ou o tamanho das janelas do seu espaço. Contudo, se não puder ou quiser fazer obras, pode sempre pintar as paredes de branco ou de outras cores claras para que os raios de luz se reflitam mais. O mesmo acontece se recorrer à colocação estratégica de espelhos.

Por outro lado, opte por cortinados finos e claros, recorrendo aos “blackout” apenas para bloquear a luz sempre que precisar.

2) Pontos de luz

é fundamental que haja os pontos de luz certos nas diferentes divisões. De preferência, esta questão deve ser abordada ainda em fase de projeto, salvaguardando pontos de luz direta na cozinha, nas casas de banho ou junto a secretárias, bem como pontos de luz indireta nas várias zonas de passagem ou de descanso como corredores ou quartos.

Se estes pontos de luz não tiverem sido previstos, pode sempre criá-los com a ajuda de um eletricista, ocultando os fios através de tetos ou paredes de gesso cartonado ou através do recurso a calhas ou cabos que pode pintar da cor da parede ou do teto para que fiquem disfarçados.

3) Tipo de lâmpadas

Por causa do consumo reduzido, da durabilidade e da sustentabilidade, aconselhamos sempre a utilização de lâmpadas LED. Para perceber que tipo de lâmpadas LED é mais adequado às suas necessidades, sugerimos que leia o nosso artigo  “3 critérios para escolher uma lâmpada LED. (https://galraorenovaveis.pt/index.php/2022/04/25/3-criterios-para-escolher-uma-lampada-led/)

Esperamos que as nossas dicas para ter a melhor iluminação o possam ajudar a criar espaços mais agradáveis e, sobretudo, melhores para a sua saúde visual.