Dicas para poupar energia na sua empresa

Dicas para poupar energia na sua empresa

A poupança energética deve ser uma prioridade para qualquer empresa, não só pelo fator económico mas também pelas questões ambientais e sociais. Se pretende reduzir custos e transmitir uma mensagem positiva aos seus funcionários, clientes e comunidade em geral, siga as nossas dicas para poupar energia na sua empresa.

10 Dicas para poupar energia na sua empresa

1) Instale um software de gestão de energia

Para saber como poupar, é fundamental perceber como e quanta energia gasta. Assim, a nossa primeira recomendação é que instale um software de gestão de energia para conseguir identificar o tipo de consumo e quais as medidas que deve tomar.

2) Opte por sistemas de iluminação inteligente

Com a instalação de um sistema de iluminação inteligente vai conseguir poupar energia na sua empresa uma vez que este tipo de sistemas aumenta ou diminui de forma automática a intensidade de luz no espaço, consoante a intensidade da luz natural.

3) Opte por sensores de movimento

Os sensores de movimento são uma excelente opção para locais onde não haja movimento constante de pessoas, como por exemplo as salas de reuniões, já que garantem que as luzes não permanecem acesas quando não haja ninguém a usar o espaço.

4) Prefira luzes LED

Lembre-se de que as lâmpadas LED são mais eficientes do que as lâmpadas convencionais e, como tal, são excelentes aliadas na redução do consumo de energia na sua empresa.

5) Tire partido da luz natural

Procure organizar o seu espaço de forma a tirar o maior partido possível da luz natural, procurando colocar os postos de trabalho junto a janelas. Desta forma, estará a poupar energia e a aumentar o bem-estar dos seus colaboradores.

6) Projeto de iluminação

Se possível com a ajuda de um especialista, procure criar um projeto de iluminação que posicione as lâmpadas e restantes elementos de iluminação de forma a criar um espaço com uma iluminação uniforme e adequada às necessidades da sua atividade.

7) Escolha cores claras

Prefira cores claras para o seu espaço, uma vez que estas refletem melhor a luz natural, diminuindo a necessidade de acender as luzes.

8) Mantenha o ar condicionado num brinco

O sistema de climatização pode ter um elevado peso na fatura de energia. Assim, para minimizar este custo e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do ar, mantenha os filtros dos equipamentos sempre limpos e faça as manutenções de acordo com as recomendações do fabricante e do instalador.

9) Opte pela cloud

Elimine os custos energéticos associados aos servidores físicos, optando por armazenar a informação na cloud. Além de poupar, está ainda a reforçar a segurança da sua empresa.

10) Desligue o computador ao almoço

Se é verdade que a maioria de nós desliga o computador ao final do dia de trabalho, é igualmente verdade que ao almoço o costumamos deixar apenas bloqueado ou em stand-by.

Procure criar o hábito de o desligar também quando vai almoçar e incentive os seus colegas a fazerem o mesmo.

Esperamos que estas 10 dicas para poupar energia na sua empresa o ajudem a reduzir os custos energéticos da sua empresa. Contacte-nos caso precise de ajuda para a instalação de sistemas eficientes no seu escritório, loja ou fábrica.