Energias renováveis utilizadas em Portugal

Energias renováveis utilizadas em Portugal

Portugal é reconhecido como um país que tem feito uma enorme aposta nas energias renováveis. Na verdade, partilhamos o TOP 5 dos maiores produtores de energia solar e eólica com a Dinamarca, o Uruguai, a Irlanda e o Reino Unido.

Mas afinal quais são as energias renováveis que usamos no nosso país?

As 6 energias renováveis utilizadas em Portugal

1. Energia Eólica  

Na energia eólica temos o aproveitamento do vento, ou seja, do movimento de massas de ar, para a produção de eletricidade. Este processo acontece nas centrais eólicas equipadas com aerogeradores cujas pás rodam com o vento, acionando o eixo do gerador de modo a produzir eletricidade.

Este tipo de energia é responsável pela geração de cerca de 1/4 da eletricidade consumida em Portugal, onde a maior parte das centrais eólicas estão instaladas em zonas montanhosas e junto à costa já que é aí que a velocidade média anual do vento é superior a 6 m/s. Além das instalações em terra, existem também instalações no mar, ou seja, as centrais offshore.

2. Energia Solar  

Apesar de cada vez mais portugueses aderirem aos painéis solares, sejam eles fotovoltáicos ou térmicos, no nosso país a energia solar não é tão impactante na produção de energia como as energias eólica ou hídrica.

Segundo dados da APREN (Direção-Geral de Energia e Geologia), em 2019, a energia solar apenas representou 2,2% de toda a produção de eletricidade em Portugal. Contudo, é expectável que a aposta nesta energia renovável seja reforçada, uma vez que em apenas 5 anos, de 2014 a 2019, a produção nacional de energia solar duplicou.

De realçar que o aproveitamento da luz solar não serve apenas para a produção de eletricidade uma vez que também pode ser usada no aquecimento de águas domésticas ou em diversos processos industrias.

3. Energia hídrica  

A energia obtida a partir da força das águas dos rios é a segunda energia renovável mais usada em Portugal, tendo, em 2019, representado 20% da produção nacional de eletricidade.

Ainda que não nos faltem rios, esperamos que os períodos de seca que têm afetado o nosso país nos últimos tempos não coloquem em causa esta fonte de energia, já que, segundo a APREN, “as centrais hídricas são o modo mais eficiente de gerar eletricidade e contribuem para a estabilidade do sistema elétrico”.

4. Energia da biomassa  

De acordo com os últimos dados da APREN, datados de 2018, existiam em Portugal 10 centrais Térmicas a Biomassa e 10 Fábricas de Pellets focadas em biomassa florestal.  Ao todo consumiram mais de 2 milhões de toneladas nesse mesmo ano.

Em 2019, este tipo energia representava 5,7% da produção de eletricidade no nosso país.

5. Energia Geotérmica  

Obtida a partir do calor que provém do interior da Terra, a energia geotérmica tem pouco impacto na produção nacional de eletricidade, uma vez que em 2019 apenas representava 0,4% do total.

Neste âmbito, destacam-se as centrais geotérmicas açorianas, situadas em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, ou não fossem os Açores famosos pelas suas fantásticas águas termais.

6. Oceanos

O aproveitamento da energia das ondas é uma opção extremamente interessante, especialmente num país como o nosso com uma costa tão extensa. Contudo, a tecnologia para a conversão desta energia renovável em eletricidade ainda está em fase de desenvolvimento, procurando potenciar o seu rendimento e a sua resistência ao ambiente marítimo.

Portugal está no pelotão da frente no que toca a esta opção graças à central de 400 kW existente na Ilha do Pico, que foi a primeira no Mundo a produzir eletricidade a partir das ondas de uma forma regular. Além disso, ao longo da nossa costa já foram testadas diferentes tecnologias e está em preparação uma Zona Piloto, situada ao largo de São Pedro de Moel, onde irão ser implementados projetos de demonstração para aproveitamento da energia das ondas.