Numa altura em que os veículos elétricos são cada vez mais populares em Portugal, surgem também as dúvidas sobre os tipos de carregadores de carros elétricos existem e como funcionam. Com este artigo esperamos ajudá-lo a dissipar algumas das suas dúvidas.
Os diferentes tipos de carregadores de carros elétricos
1 – Plug-in (tomada)
Esta solução consiste na adaptação de uma tomada tradicional de modo a que esta permita o carregamento seguro e eficiente do veículo. Ainda que seja uma opção simples de concretizar tem o inconveniente de ter um tempo de carregamento mais demorado pelo que aconselhamos o seu uso especialmente em veículos híbridos plug-in, que têm uma menor autonomia elétrica.
2 – Wallbox
Este tipo de carregador é a solução ideal para carregar o seu carro em casapodem ser utilizadas em instalações monofásicas ou trifásicas. As walbox garantem toda a segurança e são compatíveis com todos os veículos elétricos.
Tendo em conta que estes equipamentos variam em potência, tecnologia e design, é importante avaliar bem o seu consumo antes de escolher a Walbox que melhor se adequa às suas necessidades. A título de exemplo, podemos referir que existem walbox capazes de carregar 100km de autonomia em 4 horas e outras que o fazem em apenas 2 horas.
3 – Postos de carregamento normal
Este tipo de carregadores de carros elétricos são postos públicos, instalados na via pública. São perfeitos para carregar o seu veículo enquanto vai às compras ou está no trabalho.
Apresentam uma potência de carregamento que pode variar entre os 3,7 kW e os 22 kW (quilowatts). Contudo, por funcionarem em corrente alternada, a velocidade de carregamento depende da potência do carregador do carro e não do posto de carregamento normal.
4 – Postos de carregamento rápido
Tal como os postos de carregamento normal, esta opção também se encontram na via pública e a sua potência pode variar entre os 22kW e os 50 kW. Contudo, neste caso, a corrente é contínua, o que faz com que a velocidade de carregamento seja determinada pela potência da bateria e não pela do carregador do veículo. Ainda assim, a velocidade de carregamento acaba por ser influenciada pela potência mais baixa entre o ponto e a bateria do carro.
5 – Pontos de carregamento super-rápido e postos de carregamento ultrarrápido
São as soluções ideias para viagens longas e, na sua maioria, estão instalados nas áreas de serviço das autoestradas.
Se os pontos de carregamento super-rápido apresentam potências entre os 100kW e os 150 kW, os postos de carregamento ultrarápidos variam entre os 160 kW aos 360 kW.
A velocidade de carregamento nestes dois tipos de carregadores de carros elétricos é determinada pela potência da bateria. Em média, podemos afirmar que num ponto de carregamento rápido é possível carregar 80% da autonomia em 10 minutos enquanto que num posto ultrarápido esta operação pode ser concretizada em apenas 5 minutos.
Agora que já conhece os pormenores sobre os diferentes tipos de carregadores de carros elétricos poderá tomar uma decisão mais informada sobre a aquisição ou não de um destes veículos.