Tipos de carregadores de carros elétricos

Tipos de carregadores de carros elétricos

Numa altura em que os veículos elétricos são cada vez mais populares em Portugal, surgem também as dúvidas sobre os tipos de carregadores de carros elétricos existem e como funcionam. Com este artigo esperamos ajudá-lo a dissipar algumas das suas dúvidas.

Os diferentes tipos de carregadores de carros elétricos

1 – Plug-in (tomada)   

Esta solução consiste na adaptação de uma tomada tradicional de modo a que esta permita o carregamento seguro e eficiente do veículo. Ainda que seja uma opção simples de concretizar tem o inconveniente de ter um tempo de carregamento mais demorado pelo que aconselhamos o seu uso especialmente em veículos híbridos plug-in, que têm uma menor autonomia elétrica.  

2 – Wallbox   

Este tipo de carregador é a solução ideal para carregar o seu carro em casapodem ser utilizadas em instalações monofásicas ou trifásicas. As walbox garantem toda a segurança e são compatíveis com todos os veículos elétricos.

Tendo em conta que estes equipamentos variam em potência, tecnologia e design, é importante avaliar bem o seu consumo antes de escolher a Walbox que melhor se adequa às suas necessidades. A título de exemplo, podemos referir que existem walbox capazes de carregar 100km de autonomia em 4 horas e outras que o fazem em apenas 2 horas.

3 – Postos de carregamento normal   

Este tipo de carregadores de carros elétricos são postos públicos, instalados na via pública. São perfeitos para carregar o seu veículo enquanto vai às compras ou está no trabalho.

Apresentam uma potência de carregamento que pode variar entre os 3,7 kW e os 22 kW (quilowatts). Contudo, por funcionarem em corrente alternada, a velocidade de carregamento depende da potência do carregador do carro e não do posto de carregamento normal.  

4 – Postos de carregamento rápido   

Tal como os postos de carregamento normal, esta opção também se encontram na via pública e a sua potência pode variar entre os 22kW e os 50 kW. Contudo, neste caso, a corrente é contínua, o que faz com que a velocidade de carregamento seja determinada pela potência da bateria e não pela do carregador do veículo. Ainda assim, a velocidade de carregamento acaba por ser influenciada pela potência mais baixa entre o ponto e a bateria do carro.  

5 – Pontos de carregamento super-rápido e postos de carregamento ultrarrápido    

São as soluções ideias para viagens longas e, na sua maioria, estão instalados nas áreas de serviço das autoestradas.  

Se os pontos de carregamento super-rápido apresentam potências entre os 100kW e os 150 kW, os postos de carregamento ultrarápidos variam entre os 160 kW aos 360 kW.

A velocidade de carregamento nestes dois tipos de carregadores de carros elétricos é determinada pela potência da bateria. Em média, podemos afirmar que num ponto de carregamento rápido é possível carregar 80% da autonomia em 10 minutos enquanto que num posto ultrarápido esta operação pode ser concretizada em apenas 5 minutos.

Agora que já conhece os pormenores sobre os diferentes tipos de carregadores de carros elétricos poderá tomar uma decisão mais informada sobre a aquisição ou não de um destes veículos.