Dicas para escolher o sistema aquecimento da piscina

Seja para a prática de desporto ou por mero lazer, uma piscina é sempre uma opção fantástica. Bom, nem sempre… se a água estiver fria, o mergulho pode não ser assim tão agradável. Mas não se preocupe porque há solução e chama-se sistema de aquecimento de água.

Tendo em conta que hoje em dia existem diversas alternativas de aquecimento de piscinas, a escolha da que melhor se adequa ao seu caso pode não ser fácil. Para o ajudar, deixamos neste artigo os principais fatores que deve ter em conta na altura da tomada de decisão.

4 Dicas para escolher o sistema aquecimento da piscina

1) Tamanho

Ao escolher a opção para aquecer a água, convém ter em atenção não só os litros de água que a piscina comporta como também a área, a profundidade e a relação área/profundidade.

2) O uso da piscina

O sistema de aquecimento para uma piscina de uso diário é, como se imagina, diferente do utilizado numa piscina de uma casa de férias ou que seja apenas utilizada aos fins de semana, uma vez que tem um grau de exigência bastante superior.

3) A exposição da piscina

Para saber qual a melhor opção para aquecer a sua piscina, é importante equacionar se a mesma tem cobertura e/ou se tem uma capa térmica que a protejam durante os períodos em que não é utilizada.

4) A temperatura da água

O sistema de aquecimento da piscina depende muito da temperatura a que pretende ter a água.

Na verdade, além do gosto pessoal, o intervalo de temperatura ideal varia consoante a utilização a que se destina a piscina. Os valores aconselhados consoante o tipo de equipamento são:

SPA – de 36ºC a 38ºC

Piscina de competição – de 25ºC a 28ºC

Piscina de recreação – de 27ºC a 29ºC

Piscina de natação para bebés e hidroterapia – de 30ºC a 34ºC

Piscina de natação para crianças – de 29ºC a 32ºC

Esperamos ter ajudado a clarificar os pontos a considerar ao escolher o sistema de aquecimento da sua piscina. Contudo, se ainda tiver algumas dúvidas, não hesite em nos contactar.