Piso radiante elétrico ou hidráulico

Piso radiante elétrico ou hidráulico

Se no artigo “As vantagens do Piso Radiante” abordámos os benefícios de adoptar este sistema de aquecimento, hoje vamos conhecer melhor as diferenças entre o piso radiante hidráulico e o elétrico para que possa escolher qual a melhor opção para o seu caso.

Piso radiante hidráulico vs piso radiante elétrico   

1) Fontes de Alimentação

1.1. Sistema Hidráulico

Este sistema funciona através da circulação de água através de tubos, colocados sob o pavimento. A água é aquecida ou arrefecida mediante o recurso a uma das seguintes fontes de energia que deverá avaliar com atenção:

a) Bomba de calor

A bomba de calor apresenta uma boa eficiência energética na alimentação dos sistemas de piso radiante hidráulicos. Contudo, implica manutenções periódicas e um investimento inicial elevado.

b) Painéis térmicos solares

Com este sistema pode aproveitar a energia solar para alimentar o aquecimento da água. Porém, poderá ser necessário recorrer também ao uso de resistências elétricas para reforçar o aquecimento nos dias de maior nebulosidade.

c) Caldeira a Gás ou a Gasóleo

Esta era uma opção muito usada no passado mas que tem custos elevados pela baixa eficiência energética e é pouco amiga do ambiente.

1.2. Sistema Elétrico

Como o próprio nome indica este sistema é alimentado por eletricidade.

2) Custos de Instalação e de Manutenção

Os custos de instalação são consideravelmente inferiores na opção elétrica.

Na verdade, o piso radiante hidráulico implica um elevado investimento em termos de equipamentos como a bomba de calor, as tubagens para a circulação da água, as válvulas de corte e distribuição de caudais, bem como sistemas de controlo de temperatura.

Em termos de manutenção a opção hidráulica é igualmente menos vantajosa, uma vez que exige manutenções periódicas e o tratamento químico ou térmico do circuito da água para evitar o aparecimento de legionella, uma perigosa bactéria que surge em sistemas de água armazenada durante muito tempo.

De referir ainda que o sistema hidráulico pode ser uma fonte de humidade por causa da elevada condensação caso o ponto de orvalho do sistema não estiver corretamente controlado.

3) Eficiência na climatização do espaço

Mais uma vez a opção elétrica sai a ganhar.

Uma vez que o cabo radiante é colocado a poucos milímetros do pavimento, o aquecimento é bastante rápido, ao contrário do que acontece com o piso radiante hidráulico em que as tubagens são instaladas a cerca de 7cm abaixo do pavimento.

Esta diferença de posicionamento faz com que para manter um espaço quente, o sistema hidráulico implique ter o aquecimento ligado durante todo o dia enquanto que o elétrico basta ser ligado quando sentir frio.

Em resumo: Por norma, o piso radiante hidráulico é mais aconselhável em zonas com temperaturas muito baixas, onde seja necessário ter os espaços permanentemente aquecidos, como acontece no norte da Europa.

No nosso país, salvo raras exceções, é preferível optar por um piso radiante elétrico.

Na Galrão Renováveis estamos à sua disposição para esclarecer todas as eventuais dúvidas que possa ter para o ajudar a escolher a melhor solução para o seu caso concreto.